sexta-feira, 25 de junho de 2010

apelação

e o francês?

quase 4 meses se passaram, e eu me pergunto?

P: - E o meu francês continua o mesmo?
R: - O meu francês é como o de uma criança de 7 anos.

pausa para reflexão ...

Como assim? A mesma coisa? Ah, não, agora eu já sei pedir comida em qualquer lugar, consigo comprar o que quero onde quero, consigo até perdi informaçao, entendê-la e esboçar um "Merci" realmente verdadeiro.

P: - Será que um dia vou falar sem sotaque? Ou, vou falar quebecóis?
R: - Ah, poxa que difícil, querer eu quero, imagina que sonho, e sem ser apelona.

pausa para reflexão ...
Eu SEMPRE apelo pro inglês ... eu até me esforço pra tentar montar as frases mais simples, mas meu cérebro (esperto que só!) já me manda rapidinho uma mensagem (- Vai boba, apela pro outro que é mais fácil) e eu simplesmente acato a ordem superior e APELO! E logo depois da apelação vem aquela sensação de fracasso! Ahhhhhhh, francês, quebecóis ou não, sempre o francês! Falando ou não como pato (eu assumo que eu queria saber falar NASALMENTE), eu não tenho a capacidade de formar 2 frases coesas em frances. Devo falar algo como: Ontem, a gente vai ... (pausa pra lembrar da palavra) hummm ... ahnnn (poxa cadê o Cleber) hummm ... ahhh, OIU BARBECUE ops essa palavra é em inglês?

ai ai estou formando um novo dialeto o portinces hehehe

P: - Normalmente meu default é responder: OUI. Tá, mas e quando me perguntam pra decidir entre 2 coisas?
R: - Primeiro eu respondo OUI, se a pessoa fizer cara de "O que essa maluca está falando??" então eu despejo um "Vous pouvez repeter s'il vous plaît?" e já ligo o botão, ah fui descoberta. E meu senso de criança de 7 anos volta a tona como em um passe de mágica.

pausa para reflexão ...
eu preciso realmente tomar vergonha na cara e ESTUDAR.

4 comentários:

César disse...

Não se preocupe que as dificuldades são normais nesse processo. Logo, elas passam.

E a vida segue...

P disse...

HAHAHAHA!
Que posso dizer, Fabi? É assim mesmo, rsrsrs. A gente age meio retardada no começo, mas a própria imersão na cultura nos ajuda a evoluir. E claro, o estudo ajuda. Só não vale desanimar. Tirando isso, em pouco tempo você vai pros 13 anos, depois pros 20 e passa a falar como um adulto.
:P
Enquanto isso, dê boas risadas e siga adiante!

Patinha disse...

Lindinha,tudo tem seu tempo,não tem outro jeito,vc vai estudar ,estudar e quando perceber estará falando bem o francês,não se importe com o sotaque,aquí cada um tem um e todo mundo sabe disso.
Sei como é ''fugir''pra outra lingua...adivinha pq está difícil aprender o inglês! Respondo sempre rapidinho em francês,né?!
Tem que ter paciencia e determinação,só isso!
Logo eu estarei falando inglés e vc francês (direitinho)rsrsrs..
Bjs!!!

fabianecamargo disse...

nem fale, a gente mata um leao por dia! :)